12/02/2015

Recomendações gerais sobre Egito

Desde pequena gosto de história, na verdade história antiga, era fascinada pelas civilizações e a minha paixão era o Egito. A lista de lugares que eu gostaria de conhecer é interminável, mas o Egito era algo meio platônico. Quando fui morar em Londres por uma curta temporada eu estipulei alguns lugares que queria visitar e o Egito era o primeiro da lista. Já faz alguns anos, fui em 2009, era carnaval, o melhor de todos, nem lembrei que era carnaval. 

As Grandes Pirâmides são vistas de vários pontos do Cairo.

Egito foi o primeiro pacote de viagem que comprei na vida e recomendo muito que façam o mesmo, especialmente mulheres. A situação por lá já mudou muito, mas enquanto planejava a viagem, um amigo que foi anos antes disse que era melhor ir acompanhada por um homem; fui sozinha e ouvi na rua "Quantos camelos para casar com você?". Mesmo se você não for mulher deve comprar o pacote, já ouvi de homem que foi por conta que detestou e passou por algumas situações, principalmente relacionadas à abordagem dos egípcios, eu não passei por isso.

Dahab.

Eu fiz o pacote de 9 dias, mas gostaria de ter ficado 15 para mergulhar em Dahab, recomendo que vá ao litoral, lá, em Sharm el-Sheik ou onde preferir. Chegue antes ou fique mais e vá a Alexandria, eu não pude por conta da minha mala que foi extraviada. Alexandria era a cidade de Cleopatra, muito de seu reinado foi parar no fundo do mar e foi recentemente trazido à tona. Visite o Museu das Joias Reais, a Biblioteca, a Fortaleza de Qaitbey, as Catacumbas de Kom el Shoqafa, o Palácio Al-Montazah, o Anfiteatro Romano, as mesquitas e os mercados, especialmente o de peixe. A cidade é um ótimo lugar para se comprar couro e tem uma ótima culinária. 


Alexandria.

A música diz que Nova York é a cidade que nunca dorme, mas algumas das verdadeiras cidades que nunca dormem estão nessa região, como Cairo e Alexandria, a segunda maior cidade do país.

Alexandria.

Sobre atividades extra recomendo o voo de balão e velejar de feluccase for entrar nas pirâmides, entre na maior oferecida, só é permitido subir e não se vê muito, porque o importante fica embaixo. Recomendo o jantar núbio, é uma ótima oportunidade de ter contato com os costumes locais e ajudar uma família; e que viaje de cabine no tremFui no inverno e recomendo, porque ainda assim é quente durante o dia (mas nada insuportável) e fresco à noite. Outra questão para mulheres é que não é bom usar roupas curtas, expor a pele, quanto menos exposição melhor. Quando eu comprei os lenços elas me ensinaram a amarrá-los no cabelo e disseram que era melhor para mim. Dependendo de onde for, nem poderá entrar de shorts ou roupas curtas. Muitas atividades envolvem areia, então escolha os calçados com carinho para não ter areia nos pés.


Outra recomendação é muito cuidado com a bagagem, a minha bagagem não veio no meu voo, veio no voo seguinte, o que aconteceu foi que eu levei uma bagagem de mão e queria levar comigo, mas por conta dos cosméticos precisei despachar. Por isso levem duas malas e fique pronto caso sua mala se atrase. Aliás chegue antes do início da programação, se eu tivesse chego em cima do prazo, acredito que teria passado todo o tempo sem mala. Lá é um dos piores lugares para se ficar sem bagagem passei o dia tentando comprar algo e consegui apenas lingerie e uma blusa.

Cairo: estava meio Cleopatra nessa fase.

Fique atento, eu deixei meus perfumes para colocar por último na mala e acabei esquecendo e eles não foram devolvidos pelo hotel, precisei comprar de novo, mas o guia providenciou tudo e foi entregue direto no hotel. Mais um motivo para ter uma mala de mão ou extra para compras. 

Trânsito no Cairo.

O trânsito é caótico, pude ver no dia em que passei tentando comprar algo, nem pense em alugar um carro. Os transportes costumam atrasar, nos trens há homens armados para proteção e quando se vai ao deserto a saída é feita em comboio e escoltada pela polícia. Atenção com o oásis também, dependendo do que escolher pode não ser muito fácil de chegar. Siuá é uma opção interessante, a região que já foi oceano e tem fósseis de conchas, também já abrigou o oráculo de Amon, com direito a templo.

Oásis de Siuá.

Há sinalizações à Meca por todo lado e os sinos que indicam a hora de rezar dos muçulmanos. Na última noite o pessoal queria sair, se me recordo bem o guia deu algumas sugestões e disse que não era seguro sairmos sozinho, mais um motivo para se ter um guia. Concluindo,é como se eu sempre quisesse ter conhecido o Egito; não me desapontei nenhum pouco, pelo contrário, fiquei mais apaixonada, é um lugar fantástico, recomendo! Confira o post com a ficha técnica do Egito, mais detalhes sobre o pacote aqui e as considerações finais.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Ameeeei seu blog! Sempre tive muita vontade de conhecer o Egito, e agora estou fazendo um trabalho pra faculdade e suas dicas são perfeitas para eu citar lá! Também tenho um blog, e espero poder contar minha experiência no Egito um dia lá. www.idadedossonhos.com.br Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom, sim sonhe e colecione dicas que você chega lá! Bjk

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©