01/05/2015

Baião de dois

Baião de dois possui algumas variações, pode ser nordestino, mineiro, servido com carne de sol, carne seca, pode ter vinagrete, tomate, pimentão, mas o que não pode faltar é arroz e feijão. Comi um muito bom em Fortaleza, mas o de Recife não é bacana não, a carne é frita e muito gordurosa, ainda vem com creme de queijo por cima, por sorte pedi pra servir separado.


Eu faço uma versão mais leve e mais magrinha, mas antes umas dicas. O arroz deve ser parbolizado ou algum mais firme como o integral, o feijão senão for verde ou de corda, pode ser fradinho. O queijo senão tiver coalho, pode ser minas ou meia cura e pode ser feito junto ou separado, grelhado ou frito. Você pode cozinhar o arroz e o feijão previamente ou fazer tudo junto, o que acho mais prático. Se for servir com mandioca grelhe na frigideira com manteiga.


Eu não gosto dessas carnes tipo bacon gosto de usar a calabresa curada da Frimarchi, que é mais sequinha, usei também arroz integral, banana nanica ou da terra e pimenta biquinho fresca e em conserva. A proporção entre arroz e feijão depende da sua preferência e a água do cozimento também. O recomendado é manteiga, se tiver a de garrafa melhor ainda, mas eu usei ghee.

1/2 cebola picada
2 dentes de alho 
1 calabresa
1 1/2 xícara de feijão de corda
1 1/4 xícara de arroz integral
Coentro
Cominho
Queijo coalho em cubinhos
Pimenta biquinho picada
Banana nanica (cubos) ou da terra (fatiada)
Água
Ghee

Lavar e deixar o feijão de molho, há quem deixe de véspera e quem deixe antes do preparo. Na panela de pressão refogue ghee, cebola, alho e calabresa, acrescente o feijão, refogue e coloque um pouco do conetro, cominho e água, para pelo menos cobrir o feijão, se quiser com um pouco de caldo coloque um pouco mais. Deixar cozinhar por 5 minutos na pressão, acrescente o arroz e verifique o nível de água, deixe cozinhar na pressão por mais 10 minutos. Abra, adicione o queijo, a pimenta e o sal.
Se for usar a banana nanica refogue na manteiga e se for usar a da terra grelhe na manteiga na frigideira ou no grill. A nanica você pode acrescentar no baião e a da terra servir junto e bon appétit! Ah e pra quem é curte, o baião também pode virar bolinho.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©